terça-feira, 17 de junho de 2014

Lição 1


Aula1
 
P
or que estudar Língua Inglesa?
Caro aluno, com certeza você já deve ter ouvido algo sobre a importância de se saber um idioma além daquele que você já domina, não? Então você também ouviu sobre o quão fundamental é o domínio eficaz da Língua Inglesa, seja ela para o mercado de trabalho, em que a referida língua pode abrir e ao mesmo tempo fechar portas das empresas para você, ou para viagens de negócios ou lazer. Estamos vivendo num mundo globalizado, em que, a qualquer lugar que você vá, há a necessidade de pelo menos saber um outro idioma, sendo este preferencialmente o inglês, que é dominado praticamente por pessoas no mundo todo.
Você já parou para pensar o quanto as palavras da língua inglesa estão adentrando ao nosso idioma? Acredito sinceramente que você já tenha ouvido pelo menos uma vez as palavras notebook, shopping, e-mail, internet, lan house, pet shop, pen drive, etc. Todas essas palavras vem de que idioma? E outra: as músicas que você ouve, são todas em português?
Por acaso você já ouviu determinada música em inglês, e ficou muito curioso para saber o que ela estava dizendo, chegando a ir buscar a tradução dela e quando encontrou ficou completamente decepcionado? Pois é, essa, entre as razões citadas acima, apontam a necessidade de se saber outro idioma.
De início, claro que surgirão algumas dúvidas quanto à significação de algumas palavras e a maneira correta de falá-las, pois o sistema sonoro da língua inglesa é totalmente diferente do nosso. É o caso, por exemplo, das vogais: na língua portuguesa temos apenas cinco vogais (a, e, i, o, u) e sete sons (a, e, é, i, o, ó, u) e na língua inglesa temos as mesmas cinco vogais com quatorze sons diferentes.
Da mesma forma que o português, a língua inglesa apresenta vários níveis de linguagem: o padrão, que é aquele mais culto, encontrado nas obras de literatura e nos livros didáticos, por exemplo, e o inglês coloquial, aquele utilizado pelas pessoas em geral, sem o emprego correto de regras de funcionamento da língua, como as gírias, tipos específicos de linguagem que envolvam certos grupos de pessoas e, muitas vezes, essa variante da língua é encontrada em músicas, filmes, etc. Nesta apostila  daremos enfoque ao nível padrão da linguagem e sutilmente apontaremos alguns itens de nível menos formal.
Caro aluno, do not be afraid! (não se preocupe!). No decorrer do curso você aprenderá isso e muito mais.
N
ow it is your turn!  (Agora é sua vez!)
Agora que você já sabe algumas diferenças entre a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa, escreva abaixo algumas palavras em inglês que você já tenha ouvido (não se preocupe em escrever certo ou errado). Escreva também o nome de outros lugares, além dos citados no texto, em que podemos ver palavras de língua inglesa ao nosso redor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B
reve Histórico da Língua Inglesa
Os ingleses atuais descendem de vários povos, principalmente dos saxões, anglos e normandos.
Na Antigüidade, a Inglaterra foi dominada pelos romanos, que aí deixaram como sinal de sua passagem várias construções e sua influência na língua inglesa.
Devido à situação geográfica de ilha, a Inglaterra desenvolveu uma poderosa marinha mercante, que estabeleceu forte comércio com povos do mundo todo. No século XVIII começou na Inglaterra um processo notável nas indústrias (revolução industrial), com a invenção das máquinas de fiar, máquina a vapor e máquinas agrícolas.
Os ingleses desenvolveram muito a arte militar e no século passado e começo deste exerceram domínio político e comercial sobre muitas colônias, principalmente na África e na Ásia.
Os ingleses contribuíram com a cultura universal através de grandes filósofos, artistas e literatos, destacando-se William Shakespeare, Francis Bacon e Isaac Newton.
Ficaram famosas as universidades de Cambridge e Oxford, nas proximidades de Londres.
No campo da moda e da música, os ingleses têm influenciado grandemente vários países.


V
eja abaixo alguns países que falam Língua Inglesa:
Texto e imagem adaptados  de New Dinamic English vol.1 – Bertolin & Siqueira

N
ow it is your turn! Para não esquecer anote abaixo alguns países que falam a língua inglesa. _________________________________________________________________________
L
inguagem escrita. Artigos: a/an/the
Os artigos funcionam como determinantes das palavras que eles antecedem, indicando número e gênero, ou seja, se a palavra está no plural ou no singular, masculino ou feminino, referindo-se a homem ou a mulher de modo geral.

A (um, uma): utilizamos em frente a palavras que estão no singular e que tenham som inicial de consoante.
Ex.: A car, a cat, a pencil, a book, etc. (um carro / um gato ou uma gata / um lápis / um livro)
An (um, uma): utilizamos em frente a palavras que estão no singular e que tenham som inicial de vogal.
Ex.: An airplane, an engineer, an architect, etc. (um avião / um engenheiro / um arquiteto)

Shrek is a monster.                                                    Xuxa is an artist.
            Descrição: images.jpg                                                    Descrição: xuxx.jpg
N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)
Na lista da direita você encontrará os substantivos, ou seja, as pessoas ou personagens, e na lista da esquerda as personagens ou suas profissões. Faça a correspondência correta entre eles usando a ou an, lembrando sempre colocar is antes do artigo. Veja o exemplo logo acima e boa sorte!
Jim Carrey __________________________                                   president                   
Pluto_______________________________                                    singer             
Madonna___________________________                         artist  
Ronaldo____________________________                         journalist       
Willian Bonner______________________                          actor
Xuxa_______________________________                        dog                                        
Lula_______________________________                         soccer player

O artigo a/an não é usado antes de palavras que estejam no plural.

Identifique no quadro abaixo os objetos, coisas ou animais e coloque o artigo a/an quando necessário.
Canto dobrado:                     


               
 












ice cream – chairs – children – egg – bus – flowers – cow – horse

Take note: Os artigos a/an são chamados de artigos indefinidos.

The: é usado antes de palavras que sejam masculinas ou femininas, singular ou plural.
Ex.: The street, the frog, the cow, the boys, the children, the flowers. (a rua / o sapo / a vaca / os meninos / as crianças / as flores.)
N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)

River – animal – planet –
Country - Star – ocean – Park
 
A seguir temos perguntas curtas e respostas curtas. Observe o uso do the e responda o que se pede seguindo a tabela abaixo. Veja o exemplo:
Ex.: The Barigui? A park.       The cat? An animal.
The Polar?                                          The Mart?                                         
The Cuba?                                          The dog?
The Atlantic?                                      The Tiete?

T
o be: affirmative, present and subejct pronoums
Texto explicativo em elipse: I AM American!Texto explicativo em forma de nuvem: I AM Brazilian!O verbo To be, é um dos verbos mais importantes da Língua Inglesa, seu significado é ser/estar e nós temos diferentes maneiras de conjugá-lo na forma afirmativa no presente, ou seja,  no momento em que estamos falando. Veja abaixo
Texto explicativo em elipse: And Obama is American, too.Texto explicativo em elipse: You are Brazilian, too.Descrição: Lula.jpg                                      Descrição: jim carrey.jpg                                 Descrição: obamaa.jpg



As palavras Am, Are e is, estão sendo utilizados na posição de sujeito, perceba que o pronome Am é usado com I (eu) sempre sendo com letra maiúscula. You (você/s) vem seguido de are tendo apenas uma forma para o singular (você) e para o plural (vocês). Veja também, que o are aparece ao lado de we (nós) e they (eles/elas). E por fim o is aparece com He(ele) She(ela) e it(ele/ela para objetos, plantas e animais). As palavras Am, are e is são pronomes pessoais (personal pronouns), que nas frases do exemplo acima são também os sujeitos(subject), ou seja as pessoas que praticam as ações nas frases.
 
As formas afirmativas do presente do Verbo To Be são:   
I am                Eu sou/estou
You are           Você é/está
He is                Ele é/está
She is              Ela é/está
It is                  Ele/ela é/está
You are           Vocês são/estão
We are                       Nós somos/estamos  
They are         Eles são/estão

N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)
Reescreva as frases usando as formas corretas do verbo to be:
Ser/Estar


a)      I ___ a Singer.
b)      He ___ a pilot.
c)      Bob __ a soccer player.
d)      My mother __ at home.
e)      Will Smith __ an actor.
f)       Julia Roberts __ an actress.
g)      Coperfield __ a magician.
h)      Lula __ a president.
i)        John Travolta __ a star movie.
j)        Bruce Willis __ an actor.


Existem formas de se abreviar as palavras am, is e are, sendo chamada de forma contraída, veja como ficam essas palavras em sua forma contraída: ‘m, ‘s, ‘re.

I’m American.                  You’re a student.                    We’re free.                 She’s Italian.

N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)
Escreva no espaço abaixo o verbo To Be em sua forma contraída:
_______________     _______________     _______________     _______________     _______________            _______________     _______________     _______________
As palavras He, She, It, They, podem ser usados no lugar dos nomes das pessoas a que estão se referindo:
Descrição: demi.jpg                                             Descrição: guga.jpg                                                              
Demi Moore is a star.                                                           Guga is a Tennis player.       
She is a star.                                                              He is a Tennis player.

N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)
Faça frases substituindo os nomes que estão entre parênteses por He, she, ou it:
a)      (Beyonce) is a great singer.
b)      (Shakira) is a beautiful woman.
c)      (Bento Pope) is a good man.
d)      (Barigui ) is a Park.
e)      ( Paraná) is a state.
f)       (Afonso Pena) is an airport.
g)      ( The birds and the flowers) are beautiful.
h)      (Ronaldo and Dunga) are soccer players.
i)        (Rose) is a kind of flower.
j)        (Marcos) is an English teacher.
k)      (Peter) is a truck driver.
l)        (Santa Catarina and Paraná) are states of south of Brazil.
m)   (Pink) is a dog.
T
o be: negative, present
Para fazer a forma negativa do verbo To Be no presente colocamos a palavra not depois do verbo. Veja logo abaixo:
Descrição: johnny.jpg                                                       Descrição: luciano.jpg
Johnny Deep is not a teacher.                                  Luciano is not a teacher.
He is an actor.                                                                      He is a famous person on TV.

N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)
Corrija as frases abaixo reescrevendo-as e colocando as informações corretas.
Ex.: Robbin Willians is a housekeeper. (an actor)
Robbin Willians is not a housekeeper. He is an actor.
a)      We are in Canada now. ( Brazil)
b)      Brazil is a small country. (large)
c)      Demi Moore is ugly. (beautiful)
d)      Bananas are blue. ( yellow)
e)      The Brazilian flag is red. (green, yellow, blue, and white)
f)       I am an engineer. (a teacher)
g)      The Sun is a planet. ( a star)

N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)
Vamos ver se você sabe alguns números em inglês. Organize as letras a ponto que formem o numero correto Para corrigir suas respostas vá até o final desse módulo.

1 – eno:                      2 – wto:                      3 – rhtee:                    4- ruof:                       5 – efiv:
6 – xis:                        7 – neves:                   8 – hgtie:                    9 – enin:                     10 – nte:

Agora faça o mesmo com as cores:
1 – cklab                                 2 – nrege:                               3 – llowey                               4 –eubl
5 – edr                                               6 - heiwt                                 5 – argy                                  6 knpi:


T
o be: interrogative, present
O verbo To Be na sua forma interrogativa sofre algumas mudanças na ordem de colocação das palavras. Colocamos o verbo antes do pronome, como se estivéssemos dizendo e português sou eu, ao invés de eu sou numa tradução literal do modo como as palavras aparecem na frase, veja o exemplo, observando como são as respostas na forma afirmativa e negativa:

Dogs are intelligent.       Are they intelligent?      Yes, they are. (afirmativa)
(Cachorros são inteligentes. Eles são inteligentes? Sim, eles são.)
                                               Are they mammals?      Yes, they are.
                                               (Eles são mamíferos?    Sim, eles são.)
Dogs are not rodents.   Are they rodents?          No, they are not. (negativa)
(Cachorros são roedores? Eles são roedores?   Não, eles não são.)
 
Descrição: cachorro.jpg
Take note: As respostas das perguntas da caixa acima são respostas curtas. Para respostas curtas e afirmativas não é utilizada a forma contraída.Veja no quadro abaixo como são as perguntas e respostas curtas feitas com verbo To Be:
Am
I

Yes,
I
am.
No,
I’m
Not
Are
You

Yes,
You
Are.
No,
You
Aren’t.
Is
He
She
It

Brazilian?

Yes,
He
She
It

Is.

No,
He
She
It

Isn’t.
Are
We
You
They


Yes,
We
You
they

Are.

No,
We
You
they

Aren’t.

N
ow it is your turn!  (confira as respostas no final deste módulo)
Faça perguntas e de respostas curtas. Veja o exemplo:

Gisele Bündchen/ugly? -> Is Gisele Bündchen ugly?      No, she isn’t.
She/beautiful? -> Is she beautiful?        Yes, she is.
 
Descrição: gisele.jpg
1.      The Amazon/ a desert?
It/a river?
2.      Airplanes/small?
They/big?
3.      Ronaldinho/a journalist?
He/a soccer player?

V
ocabulary.
Aqui você encontrará boa parte das palavras em inglês que apareceram nesta primeira parte de nossa apostila:




Do – fazer/verbo auxiliary sem tradução em algumas perguntas.
Not – não
Be – ser/estar
Afraid – preocupar
Now – agora
It – ela/ele
Is – é/está
Your – sua
Turn – vez
English – Inglês
The – o,a,os,as
World – Mundo
Car – carro
Cat – gato
Pencil – lápis
Book – livro
Airplane – avião
Engineer – engenheiro
Architect – arquiteto
Monster – monstro
Artist – artista
President – preseidente
Singer – cantor/cantora
Journalist – jornalista
Actor – ator
Dog – cachorro
Soccer player – jogador de futebol
Ice cream - sorvete
Chairs – cadeiras
Children – crianças
Egg  - ovo  
Bus – onibus
Flowers – flores
Cow – vaca
Horse – cavalo
River – rio
Animal – animal
Planet – planeta
Country – pais
Star – estrela
Ocean – oceano
Park – parque
Street – rua
Frog – sapo
Brazilian – Brasileiro
American – Americano
Are – ser/estar
You – você
Too - também
And - e
We - nós
They – eles/elas
He – ele
She – ela
Singer – cantor/cantora
Pilot – piloto
Home – casa/lar
Actor – ator
Actress – atris
Magician - mágico
Star movie – estrela de cinema
President – president
Student – etudante
Free – livre
Italian – Italiano
Great – legal/bom
Beautiful – bonita
State – estado
Airport – aerporto
Woman – mulher
Man – homem
Teacher – professor
States – estados
Of – do
South – sul
Famous – famoso/a
Person – pessoa/personalidade
Housekeeper – dona- de- casa
Ugly – feio/feia
Blue – azul
Small – pequeno
Bananas – bananas
Engineer – engenheiro
Sun – sol
Green – verde
Yellow – amarelo
White – branco
Flag – bandeira
Intelligent - inteligente
Mammals – mamíferos
Rodents - roedores
Desert - deserto
River – rio
Kind – gentil/tipo










R
espostas.
Aqui você encontrará sugestões de respostas para as questões que apareceram nesta primeira parte de nossa apostila separadas por página.


Página 1: Shopping, pet shop, mouse, off, white horse, red bull, old eight, camping. Etc. podemos ver palavras em inglês em filmes, lojas, postos de gasolina, ônibus, aviões, rodoviárias, televisão, etc.

Pagina 2:  Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Índia, Inglaterra, Irlanda, África do Sul, Jamaica,etc.

Página 3: Jim Carrey is na actor.  Pluto is a dog. Madonna is a Singer. Ronaldo is a soccer player. Willian Bonner is a journalist. Xuxa is an artist. Lula is a president.

Página 4: Primeira seqüência de desenhos: a cow, a bus, flowers, na egg. Segunda sequencia: chairs, a horse, children, na ice cream.  Final da página:  The Polar? A star. The Mart? A planet.        
The Cuba? A country. The dog? An animal. The Atlantic? An ocean. The Tiete? A river.

Página 5: a)I am a Singer. b)He is a pilot. c)Bob is a soccer player. d)My mother is at home. e)Will Smith is an actor. f)Julia Roberts is an actress. g)Coperfield is a magician. h)Lula is a president. i)John Travolta is a star movie. j)Bruce Willis is an actor.

Página 6: forma contraída Verbo To Be: I’m, You’re, He’s, She’s, It’s, We’re,You’re,They’re. Final da página: a)She is a great singer. b)She is a beautiful woman. c)He is a good man. d)It  is a Park. e)It  is a state. f)It is an airport. g)They are beautiful. h)They are soccer players. i)She is a kind of flower. j)He is an English teacher. k)He is a truck driver. l)They are states of south of Brazil. m)It/She/He is a dog.

Página 7: a)We are not in Canada now. We are in Brazil.  b)Brazil is not a small country. He is big. c)Demi Moore is not ugly. She is beautiful. d)Bananas are not blue. They are yellow. e)The Brazilian flag is not red. It is green, yellow, blue, and white. f)I am not an engineer. I am a teacher. g)The Sun is not a planet. It is a star.
Números: One, two, three, four, five, six, seven, eight, nine, ten.
Cores : Black, green, yellow, blue, red, white, gray, pink.

Página 8: 1. Is the Amazon a desert? No, it’s not. Is it a River? Yes, it is. 2. Are airplanes small? No, they aren’t. Are they big? Yes, they are. Is Ronaldinho a journalist? No, he isn’t. Is he a soccer player? Yes, he is.




Um comentário: